Infelizmente ainda encontra-se nas empresas, um alto índice de colaboradores que possuem a predisposição de se aproveitarem de qualquer
oportunidade para obtenção de benefícios próprios. Este lamentável padrão de comportamento impacta no dia a dia corporativo sob a forma
do descumprimento de políticas e procedimentos, fraudes diversas e desvios de conduta ética, que desencadeiam prejuízos financeiros,
má reputação da empresa além de gerar outras situações que prejudicam o ambiente e o desempenho produtivo.
Existem diversas iniciativas direcionadas no combate deste cenário e que podem contribuir para que a estratégia de Compliance de
uma empresa funcione bem, porém são poucas as que proporcionam tanta eficácia neste combate como a implementação de um canal de denúncias efetivo.
Além de reforçar os padrões éticos em todos os seus processos e relações internas e externas, um canal de denúncias traz o discurso
da ética para a prática, e proporciona agilidade na identificação de desvios de conduta e irregularidades praticados por
colaboradores ou parceiros, além de direcionar a tomada de decisão rápida e consistente por parte da organização.
Para fortalecer ainda mais está ideia, pensamos em 9 boas razões para você implementar um canal de denúncias em sua empresa,
buscando minimizar perdas patrimoniais e tornar o ambiente de trabalho ético e motivado.
1. BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA: Identificar fragilidades no Sistema de Compliance, melhoria contínua e transparência.
2. REPUTAÇÃO DA EMPRESA: Preservação da reputação, ciência de fragilidades e prevenção a perdas.
3. SEGURANÇA: Identificação de fraudes ou desvios de conduta as quais a empresa está vulnerável e se preparar.
Amenizar perdas em fraudes e/ou desvios de conduta até então desconhecidos pela empresa.
4.TRANSPARÊNCIA: Estar afinado com uma nova tendência corporativa de integridade e transparência, tanto internamente quanto
em relacionamentos externos da empresa ou em possíveis relacionamentos junto a instituições públicas.
5. ANONIMATO: Fornecer conforto ao denunciante, com garantia de anonimato, proporcionados pelos meios de
comunicação e pela análise das denúncias por uma entidade independente, externa à empresa.
6. ECONOMIA E RETORNO: Prevenção a perdas e melhor retorno com
economia de tempo e dinheiro por meio da terceirização do Canal.
7. CONTROLE INTERNO: Aumento da efetividade dos controles internos e incremento de inteligência preventiva.
8. INTEGRAÇÃO: 20% dos colaboradores sabem de alguma irregularidade, portanto torna-los membro do sistema de controle ajudará a empresa
na detecção de irregularidades ou fraudes dentro do ambiente de trabalho.
9. LEI DA EMPRESA LIMPA: Estar em concordância com a Lei Anticorrupção respondendo ao Programa de Integridade estabelecido em
sua regulamentação no que diz respeito à viabilização da comunicação de fraudes e irregularidades.
Estas foram algumas das razões para a sua empresa adotar um canal de denúncias, quer saber mais detalhes? Solicite uma reunião técnica conosco
e obtenha mais informações de como esta poderosa ferramenta pode impactar positivamente no ambiente de trabalho e no resultado dos seus negócios.