Fraudes mais comuns na apuração de denúncias


Após a evolução dos processos relacionados à “Lava Jato” as questões de corrupção e outros atos ilícitos praticados nas empresas ou fora delas tem se destacado. Infelizmente esta prática de desviar, furtar ou roubar ativos, que rompe a ética e os valores das empresas é mais comum do que possamos imaginar. Esta prática tem ocorrido entre funcionários de todos os níveis hierárquicos, incluindo, até mesmo, os principais executivos e a alta liderança das empresas.

Como auxílio à tomada de decisão mediante a estas ilicitudes, surgiu o canal de denúncias, solução própria para apuração destes casos de desvios, furtos ou roubo de ativos nas organizações e de implementação da gestão de consequências.

São vários os tipos de denúncias que as organizações recebem, porém uma das fraudes mais comuns é a apropriação indébita de recursos, ou seja, trata desde o roubo de material de escritório, compra de produtos de uso pessoal com dinheiro da empresa ou até mesmo desfalques nos documentos contábeis e processos de compras. Esta apropriação indébita de recursos dependendo do tamanho da empresa pode resultar em um enorme prejuízo financeiro.

Em uma situação em que um colaborar realiza a impressão de um documento particular, por exemplo, devemos considerar uma atitude normal e sem consequências? Imagine está situação em uma empresa com 500 colaboradores, se cada um deles tirarem uma cópia particular por dia, ao final do mês terão sido 12.500 cópias. Certamente, um tamanho prejuízo, não é mesmo?

Diante destas e muitas outras situações muitas empresas têm propagado seu código de ética para colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral, através de um documento que estabelecem os tipos de conduta esperada e quais são consideradas ilícitas. E através do canal de denúncias é possível obter um excelente programa de Gestão de Ética e Compliance dentro da organização.

O Canal de Denúncias FACTI é uma ferramenta online que atende a todos os requisitos regulatórios e às boas práticas de governança, inclusive assegurando anonimato, pois é um canal independente. Desenvolvido pela empresa especializada em Riscos Finaud Tec, a solução veio para apoiar as instituições na implantação e na operação de uma plataforma completa de gestão de ética empresarial, como forma de fortalecer a governança corporativa e atender a exigências regulatórias.

Para mais informações: (11) 3096-2270 ou acesse www.canalfacti.com.br

--------------------------------------------------->