Características fundamentais em um canal de denúncias de sucesso


Implementar um Programa de Ética e Compliance em uma organização por meio de um canal de denúncias, requer tempo e um bom planejamento. Além de envolver um aprimoramento da cultura organizacional da empresa, é natural que os colaboradores se sintam receosos com o novo programa, afinal o que antes anunciava como “boato” agora pode vir à tona.

Esta segurança e confiança de todos colaboradores, não se adquirem da noite para o dia, muito pelo contrário, as áreas envolvidas deverão executar uma série de ações que estabeleçam de forma clara e transparente, os princípios de conduta esperados e as políticas e procedimentos a ser seguido, determinar os mecanismos de monitoramento e controle do programa, bem como a aplicação consistente de consequências para eventuais desvios e irregularidades identificados.

Através de uma comunicação precisa, da conscientização de todos os profissionais da empresa sobre os dilemas que permeiam o dia a dia da organização, inclusive na interação com fornecedores, comunidade e outros stakeholders, é possível promover este aprimoramento.

E passa a ser imprescindível a disponibilização de um canal de denúncias, por meio do qual os comportamentos indevidos e irregularidades percebidas sejam relatados de forma segura e anônima. Permitindo que a empresa desenvolva ações corretivas e preventivas, trazendo o discurso para a prática, e assim fortalecendo gradativamente a cultura de Ética e Compliance da organização.

Para te ajudar a escolher uma solução de canal de denúncias efetivo e de sucesso, segue algumas características a serem muito bem observadas:

Confiabilidade e Especialização: Avalie o grau de expertise da empresa a oferecer a solução e o emprego de metodologias e técnicas utilizadas por parte da ferramenta. Invista em uma solução que promova a redução dos custos globais da sua empresa. Uma estrutura inadequada para o canal de denúncias resultará em desperdícios de tempo e dinheiro.

Segurança das informações: Certifique-se que a ferramenta utiliza das melhores práticas e padrões internacionais de segurança em sua infraestrutura, ambiente físico e lógico. Entenda como a segurança das informações está inserida na prestação de serviços. O anonimato é de suma importância para os delatores.

Equipe altamente capacitada: Certifique-se de que possuem uma equipe capacitada nos temas de gestão de riscos, Ética e compliance, e em técnicas e metodologias de investigação.

Gestão de casos: A ferramenta de canal de denúncias deve ser um elemento que alavanque a eficiência da operação, simplificando atividades de rotina para permitir que sua empresa mantenha o foco na resolução dos casos e evolução do seu programa de Ética e Compliance.

Suporte na implantação: A empresa deve prestar consultoria na implantação, estruturação e no treinamento dos membros do comitê de ética da empresa. É essencial que tenha experiência e capacidade para orientá-lo e conduzi-lo ao longo deste projeto de implantação. Se possível, aliando conhecimento específico sobre um canal de denúncias, com uma visão integrada de gestão de riscos, Ética e compliance adequada ao seu contexto de negócio.

O Canal de Denúncias FACTI é uma ferramenta online que atende a todos os requisitos regulatórios e às boas práticas de governança, inclusive assegurando anonimato, pois é um canal independente. Desenvolvido pela empresa especializada em Riscos Finaud Tec, a solução veio para apoiar as instituições na implantação e na operação de uma plataforma completa de gestão de ética empresarial, como forma de fortalecer a governança corporativa e atender a exigências regulatórias.

Se você quiser saber mais motivos para adquirir um canal de denúncias efetivo, fale conosco!

E obtenha sucesso na estratégia de Ética e Compliance da sua empresa!

--------------------------------------------------->